SEBRAE destaca protagonismo dos pequenos negócios do Pará na COP30 em Belém
Written by Henrique Gonzaga on 10 de novembro de 2025
SEBRAE destaca protagonismo dos pequenos negócios do Pará na COP30 em Belém
Protagonismo dos Pequenos Negócios na COP30
Durante entrevista concedida ao jornalista Kelves Ranieri nesta segunda-feira (10/11), no programa Alerta 96 da Rádio Arara Azul FM, diretamente da abertura oficial da 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Pará, Rubens Magno, destacou o papel central dos pequenos negócios na consolidação da economia amazônica e o impacto positivo que o evento trará para o estado e para o Brasil.
SEBRAE: Compromisso com o desenvolvimento sustentável
Rubens Magno destacou o orgulho em ver a Amazônia no centro das discussões globais sobre o clima.
“Hoje é o dia oficial da COP30, e nós estamos muito felizes. Essa é a COP da Amazônia, e todos que vivem aqui fazem parte dela. As pessoas que vieram conhecer a região sairão apaixonadas e levarão ao mundo nossa cultura, gastronomia e belezas naturais”, afirmou o presidente.
O dirigente também destacou a importância do envolvimento da comunidade local na preservação ambiental e no fortalecimento dos negócios sustentáveis, ressaltando que cada cidadão tem um papel fundamental nesse processo.
Segundo ele, todos que vivem na região também são protetores da Amazônia. Rubens Magno enfatizou que o Sebrae atua para apoiar os pequenos empreendedores a receber bem os visitantes e mostrar ao mundo o melhor do Pará, sua cultura, gastronomia e riquezas naturais.
Curadoria de negócios e presença nas zonas temáticas
O Sebrae tem presença marcante em diferentes espaços da conferência, levando, portanto, o melhor do empreendedorismo brasileiro e amazônico. Além disso, segundo o presidente do Sebrae Pará, Rubens Magno, foi realizada uma curadoria de pequenos negócios de todo o Brasil.
Na Green Zone, o Sebrae conta com duas lojas colaborativas: uma no estande da instituição e, igualmente, outra no Pavilhão Pará, sendo ambas com cerca de 200 metros quadrados.
Além disso, a instituição é patrocinadora da Blue Zone e organizadora da Entrepreneurship Zone (End Zone), espaço dedicado ao empreendedorismo.
A End Zone será um ponto de encontro com gastronomia, cultura, shows e produtos regionais, funcionando diariamente, das 15h às 22h, para que o público possa vivenciar a força do empreendedor paraense e amazônico.
Capacitação e legado para o futuro
Além disso, Rubens Magno revelou que cerca de 90 mil empreendedores foram capacitados para atender à demanda gerada pela COP30.
“Trabalhamos para preparar quem vive aqui. Nosso objetivo é fazer dos pequenos negócios protagonistas da Amazônia e da economia brasileira e mundial.”
Mensagem final
Encerrando a entrevista, o presidente do Sebrae Pará deixou uma mensagem de otimismo e transformação:
“A partir desta data, a história do Pará, da Amazônia e do Brasil muda. Este evento mostra ao mundo o valor da nossa região e a grandeza de quem vive e empreende aqui.”
A COP30, sediada em Belém, representa, portanto, um momento histórico de visibilidade internacional para o Pará e para os pequenos empreendedores da Amazônia, que, dessa forma, passam a ter a oportunidade de mostrar seu potencial em um dos maiores eventos climáticos do planeta.
ㅤ