COP30: Ministro do Turismo Celso Sabino destaca a realização do evento em Belém e enaltece a cultura paraense
Written by Henrique Gonzaga on 10 de novembro de 2025
COP30: Ministro do Turismo Celso Sabino destaca a realização do evento em Belém e enaltece a cultura paraense
Participação e protagonismo do Pará na COP30
Durante entrevista feita nesta segunda-feira (10/11) ao programa Alerta 96 da Rádio Arara Azul FM, o Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino (União), ressaltou a importância da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém e destacou o protagonismo do Estado do Pará na organização do evento.
Em tom de celebração, ele afirmou que estar presente na conferência representa uma realidade concreta, marcada pelo sentimento de dever cumprido e muita alegria. Como paraense, Sabino destacou a satisfação pessoal de participar desde o início e de poder entregar um evento de grande relevância para Belém, para o Pará e para o mundo.
Resposta às críticas e estrutura do evento
Sabino comentou sobre as críticas recentes, incluindo comentários sobre preços e estrutura, afirmando que, embora tenha recebido críticas sobre os valores de alimentos, o evento lida com situações grandiosas.
Sendo assim, segundo o ministro, tudo está funcionando de forma perfeita, incluindo segurança, energia, refrigeração, estrutura e os espaços do evento. Além disso, Ele destacou que esta COP está melhor organizada que a de Dubai e a do Azerbaijão, sendo conduzida por paraenses resilientes e trabalhadores.
Orgulho da cultura local
Além disso, o ministro destacou ainda o orgulho pela cultura local:
“Não vamos aceitar que alguém diminua o povo do Pará. Aqui, o açaí, a maniçoba, o tucupi e até o brega são símbolos que jamais serão apagados. Eventos como este reafirmam nossa cultura, nossa identidade e a hospitalidade do povo paraense.”
Apoio federal e papel do presidente Lula
Sobre o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na realização do evento, Celso Sabino enfatizou a importância do apoio federal:
“O presidente Lula foi determinante para que a COP30 acontecesse em Belém. Sancionou uma lei que estabeleceu a capital paraense como destaque nacional e possibilitou que esta conferência ganhasse visibilidade internacional. O carinho e o reconhecimento do povo do Pará por sua iniciativa são imensos.”
Expectativa para os próximos dias
Portanto, o ministro concluiu destacando a expectativa para os próximos dias da conferência, afirmando que este período será dedicado a consolidar todo o trabalho realizado nos últimos anos e a encerrar o evento com chave de ouro.
A COP30, sediada em Belém, representa, portanto, um marco histórico para o Pará, ao mesmo tempo que coloca a região amazônica no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas e proporciona visibilidade internacional, além disso, gera oportunidades tanto para os empreendedores quanto para a valorização da cultura local.
ㅤ