Faixa Atual

Título

Artista

Colisão aérea nos EUA envolve jato com 64 ocupantes e um helicóptero militar em Washington.

Escrito por em 30 de janeiro de 2025

Colisão aérea nos EUA envolve jato com 64 ocupantes e um helicóptero militar em Washington.

Foto:  Colisão entre jato comercial e helicóptero mobiliza socorristas em Washington, D.C.  | Andrew Harnik / AFP


Colisão aérea próximo ao Aeroporto Ronald Reagan deixa 19 mortos

As gravações do controle de tráfego aéreo capturaram os instantes que antecederam e sucederam a colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29). O incidente ocorreu aproximadamente às 21h, horário local 23h no horário de Brasília.

De acordo com as autoridades, o jato levava 64 passageiros e quatro membros da tripulação. Além disso, no helicóptero, estavam três soldados. Posteriormente, a colisão ocorreu nas proximidades do Aeroporto Ronald Reagan, que realiza voos domésticos.

Em seguida, equipes de resgate utlizaram botes e helicópteros para buscar no Rio Potomac, próximo ao aeroporto, onde o avião supostamente caiu. Até o momento, a imprensa americana informou que 19 corpos haviam sido recuperados, sem registros de sobreviventes até então.

Gravações revelam momentos finais antes da colisão

Paralelamente, um áudio do LiveATC.net, obtido pela agência Reuters, registrou as comunicações finais entre os três integrantes da tripulação do helicóptero, identificado pelo sinal de chamada PAT25, antes da colisão com o jato Bombardier CRJ700.

Poucos segundos depois, uma outra aeronave se comunicou com o controle de tráfego aéreo, perguntando: “Torre, você viu isso?”, aparentemente referindo-se à colisão. Imediatamente, um dos controladores redirecionou os aviões que se aproximavam da pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para que fizessem um contorno.

Logo após, a explosão ocorreu no ar sobre o Rio Potomac, nas proximidades do aeroporto.

Em seguida, outro controlador comentou: “Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão durante a aproximação para a 33. Vamos suspender as operações por tempo indeterminado”. Além disso, pode-se ouvir um terceiro controlador afirmando: “Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”. Por fim, ele acrescentou: “Provavelmente estavam no meio do rio”.

Por último, a agência de notícias Associated Press (AP) informou que o helicóptero estava realizando um voo de treinamento no momento do acidente.

Colisão pouco antes do pouso

A aeronave envolvida na colisão é um Bombardier CRJ700, que tem capacidade para 65 passageiros e é utilizado em voos regionais. Além disso, segundo as autoridades, tratava-se de um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.

A colisão ocorreu quando o avião estava a poucos metros da pista, prestes a aterrissar. Por outro lado, a American Airlines informou que se pronunciará assim que tiver mais detalhes.

Em contra partida, o helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Conforme o Exército americano, não havia nenhum oficial de alta patente a bordo.

Consequentemente, todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas no aeroporto, que está localizado a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., onde se encontra a Casa Branca.

Fonte: Reuters


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista