Em Parauapebas MST ocupa Estrada de Ferro Carajás
Written by Henrique Gonzaga on 22 de maio de 2025
Em Parauapebas MST ocupa Estrada de Ferro Carajás
Ocupação da Estrada de Ferro Carajás
Cerca de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta quinta-feira (22), um trecho da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em Parauapebas, sudeste do Pará.
Início da mobilização
A manifestação teve início por volta das 5h, no km 08 da estrada conhecida como Três Voltas, e faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária Popular.
Então, o protesto tem como foco denunciar a crise ambiental na região e cobrar respostas do Governo Federal, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da mineradora Vale.
Reivindicações e acusações
Primeiramente, segundo o MST, os manifestantes exigem o cumprimento de acordos firmados há cinco meses. Sobretudo, o movimento também responsabiliza a Vale e o agronegócio pelos impactos ambientais negativos na região de Carajás.
Circulação dos trens suspensa pela Vale
Sendo assim, em decorrência da ocupação, a Vale informou que a circulação do trem de passageiros está suspensa nesta quinta-feira (22), no sentido São Luís (MA) a Parauapebas (PA), e seguirá suspensa na sexta-feira (23), no sentido oposto.
Logo, a medida, de acordo com a empresa, é preventiva e visa garantir a segurança dos passageiros e da operação ferroviária.
Reembolso e remarcação de passagens
Portanto, a companhia orienta os passageiros que adquiriram passagens para os dias afetados a remarcarem os bilhetes ou solicitarem o reembolso no prazo de até 30 dias.
Mais informações estão disponíveis por meio do canal “Alô Vale”, pelo telefone: (0800 285 7000).
Fonte: Parazão Tem de Tudo