Current track

Title

Artist

Festival TOCA Carajás conecta arte, cultura e sustentabilidade em Parauapebas e Marabá

Written by on 24 de setembro de 2025

Festival TOCA Carajás conecta arte, cultura e sustentabilidade em Parauapebas e Marabá

Festival TOCA Carajás conecta arte, cultura e sustentabilidade em Parauapebas e Marabá

FOTO: Divulgação / Toca Carajás / Instituto Vale Cultural


Mais que um festival, um movimento cultural

Até o próximo dia 4 de outubro, Parauapebas e Marabá, recebem as atividades do Festival TOCA Carajás. O projeto vai além da agenda cultural tradicional e busca criar pontes entre a rica produção artística da região e o resto do Brasil. Mais que um evento, o TOCA se apresenta como um movimento transformador, que pretende gerar conexões humanas, econômicas e artísticas.

As oficinas contemplam diversas áreas, como música, audiovisual, literatura, gastronomia e artes visuais, fomentando a criação de “territórios criativos”. A proposta é ousada: transformar espaços das cidades em palcos de inovação e expressão artística.

Vozes da produção cultural

Segundo o produtor do festival, Itair Rodrigues, o TOCA é uma ferramenta poderosa de fortalecimento da produção artística regional. Já o cantor AQNO, diretor artístico do evento, ressalta o caráter simbólico do projeto.

“O TOCA nasce dessa necessidade enquanto artista que cria oportunidades em uma região difícil para o independente. É um momento de fazer juntos, em um viés multicultural e multiartístico”, afirmou.

Programação em Parauapebas

Em Parauapebas, as atividades começaram com a oficina de Produção Musical, em parceria com o Selo Recria. Em seguida, no dia 20 de setembro, foi a vez da oficina de Artes Visuais, realizada em parceria com o Centro Mulheres de Barro. Posteriormente, no dia 22, iniciou-se a oficina de Audiovisual, em parceria com a Casa Lab Hub Criativo. Por fim, já no dia 24, começaram as oficinas de Gastronomia, fruto da parceria com o Jaboticaba Bistrô.

O encerramento da programação será no dia 27 de setembro, com isso, haverá uma mostra das produções das oficinas e shows na Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (AMAPALS). Além disso, a culminância contará com apresentações de Tom Ferreira, Nic Dias e DJ Marijenny.

Programação em Marabá

Em Marabá, oficinas de Artes Visuais e Produção Musical já estão em andamento. A oficina de Audiovisual terá início no dia 18 de setembro, em parceria com o Cine Amazon, Cinema em Coletivo. No dia 4 de outubro, será realizada a oficina de Gastronomia, em parceria com a Casa Nativa.

A culminância em Marabá acontece nos dias 3 e 4 de outubro, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. A programação gratuita inclui mostras das produções e apresentações musicais.

Entre os artistas locais confirmados estão AQNO, Pirucaba, Negra Melodia, Amazon Fyah, SumanaSound, Lynda Souza, Nenzinha, Bruninho Fernandes, Desmonte e LUI. No line-up também brilham nomes consagrados da música brasileira: Dona Onete e Chico César.

Antologia literária

O festival também apresenta a antologia ‘Vozes pela Sustentabilidade: arte, território e sementes de futuro’, organizada pela Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará (AESSP). Além disso, a obra reúne textos diversos e, ao mesmo tempo, dá protagonismo às expressões literárias da região, valorizando vivências amazônicas.

Painéis de debate cultural

Entre os dias 2 e 4 de outubro, em Marabá, o TOCA Carajás promove painéis sobre os desafios da produção cultural, além disso, explorando áreas como audiovisual, música, produção cultural e cultura Ballroom. Além disso, a iniciativa busca mobilizar artistas, produtores e comunicadores, com o objetivo de fortalecer projetos criados no sudeste paraense.

Patrocínio e realização

Portanto, o Festival TOCA Carajás conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e ainda tem realização da AmpliCriativa, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Além disso, a programação completa pode ser conferida no perfil oficial do projeto: @tocacarajas

Sobre o Instituto Cultural Vale

Portanto, o Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Desde 2020, a instituição já apoiou mais de mil projetos em todo o país, além disso, fomenta a economia criativa e garante pluralidade cultural.

No Pará, por sua vez, é responsável também pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, ao mesmo tempo em que integra uma rede de espaços culturais de visitação gratuita em diferentes estados brasileiros.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist