Operação de Prevenção Resulta em Prisão de Suspeito por Furto de Cobre no Complexo da Vale em Carajás
Written by Henrique Gonzaga on 4 de novembro de 2025
Operação de Prevenção Resulta em Prisão de Suspeito por Furto de Cobre no Complexo da Vale em Carajás
Contexto da Operação
Uma operação preventiva de fiscalização realizada pela Segurança Florestal no complexo minerário de Carajás resultou na prisão de um homem por furto de cabos de cobre e na recuperação de quase duas centenas de quilos do material subtraído. A ação teve como objetivo coibir invasões e crimes contra o patrimônio da mineradora Vale.
Abordagem e Tentativa de Fuga
Durante a patrulha, as equipes identificaram quatro indivíduos carregando sacos contendo cabos de cobre. Porém, quando os agentes se aproximaram, três suspeitos fugiram para a vegetação densa da área florestal, e a equipe não conseguiu localizá-los. Os agentes detiveram Gustavo Castro Saraiva ainda no local.
Materiais Apreendidos
Sendo assim, após a captura, foi realizada a verificação do material transportado pelo grupo. Ao todo, 180 kg de cabos de cobre foram contabilizados. Além disso, com o suspeito e no trajeto da fuga, os agentes localizaram ainda dois estiletes e dois alicates, ferramentas comumente usadas para o corte e manuseio do cobre furtado.
Encaminhamento à Polícia
Em seguida, a Polícia Militar foi acionada após a constatação do crime. Logo, os agentes deram voz de prisão em flagrante a Gustavo Castro Saraiva, o conduziram à delegacia para os procedimentos legais e o deixaram à disposição da Justiça. Nesse sentido, as autoridades seguem com as buscas pelos demais envolvidos.
Reforço nas Medidas de Segurança
Portanto, a Vale, que tem enfrentado recorrentes episódios de furto de cobre em suas áreas de mineração, reforça que ações de monitoramento e patrulhamento preventivo continuarão sendo realizadas para garantir a segurança do patrimônio e a integridade da operação industrial.
ㅤ
