Parauapebas intensifica ações de prevenção e combate a IST´s no Dezembro Vermelho 2025
Written by Henrique Gonzaga on 2 de dezembro de 2025
Parauapebas intensifica ações de prevenção e combate a IST´S no Dezembro Vermelho 2025
Abertura da campanha no município
A Prefeitura de Parauapebas iniciou, nesta semana, a programação oficial do Dezembro Vermelho 2025, campanha anual de prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue a mobilização nacional instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, que estabelece dezembro como o mês de ações integradas de conscientização, prevenção e garantia de direitos das pessoas vivendo com HIV.
Público-alvo e foco da mobilização
Conforme divulgado, o município adota neste ano o tema “Contra a AIDS, prevenção. Contra o preconceito, informação!”, com foco na população entre 15 e 39 anos, predominantemente masculina, faixa etária que concentra a maior taxa de detecção de novos casos no país, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a campanha busca ampliar o acesso à informação, fortalecer o diagnóstico precoce e reforçar estratégias de prevenção combinada.
Cenário epidemiológico em Parauapebas
O CTA/SAE registrou 69 novos casos de HIV em 2024, incluindo nove gestantes. Analogamente, entre janeiro e setembro de 2025, foram contabilizados 57 novos diagnósticos, cinco deles em gestantes. Diante desses números, o panorama é considerado um alerta pela gestão municipal, que por isso intensifica ações de cuidado, prevenção e enfrentamento ao estigma.
Ações previstas durante o Dezembro Vermelho
A programação da campanha inclui atividades de orientação, testagem rápida, distribuição de preservativos e oferta de estratégias de prevenção, como PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição). Nesse sentido, entre os principais eventos estão:
01/12/2025 – Corujão CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) – Especial Dia D de combate ao HIV/AIDS
Das 17h às 22h, na rua P, nº 38, bairro União, o serviço disponibilizará testagem rápida para HIV e outras ISTs, vacinação, consultas médicas e de enfermagem, além de orientações sobre PrEP e PEP.
05/12/2025 – Ação integrada com a Secretaria da Mulher
Desse modo, no Complexo Turístico de Parauapebas, das 16h às 21h, serão ofertados testagem rápida e distribuição de preservativos, aproximando os serviços de saúde de diferentes públicos em espaço de convivência.
Origem e diretrizes da campanha
Sendo assim, criado em 2017 pela Lei nº 13.504, o Dezembro Vermelho estabelece que órgãos públicos, sociedade civil organizada e organismos internacionais atuem de maneira integrada na prevenção do HIV/AIDS e de outras ISTs. Além disso, promove ações de conscientização, diagnóstico precoce e proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV, reforçando, assim, a importância de políticas contínuas e articuladas voltadas à saúde pública.
Compromisso do município
Desse modo, em Parauapebas, a campanha reforça o compromisso da gestão municipal com o enfrentamento da doença, o combate ao preconceito e a oferta de cuidado contínuo e humanizado para toda a população.
Com informações do Ministério da Saúde
ㅤ
FONTE: Prefeitura da Parauapebas
ㅤ
