Polícia prende no Piauí foragido da ‘Operação Pirâmide de Areia’ no Pará.
Written by Henrique Gonzaga on 15 de abril de 2025
Polícia prende no Piauí foragido da ‘Operação Pirâmide de Areia’ no Pará.
Foragido detido no Piauí pela Polícia Civil
A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta segunda-feira (14) o paraense João Marcos da Silva Menezes, no Bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. A Justiça do Pará considerava-o foragido e mantinha um mandado de prisão preventiva contra ele por seu suposto envolvimento no esquema criminoso investigado pela “Operação Pirâmide de Areia”. A Polícia Civil de Parauapebas, sob o comando do delegado Gabriel Henrique, conduzia a operação.
Captura com apoio da DOT
Durante a operação, a prisão contou com o apoio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) do Piauí. De acordo com o diretor Fernando Aragão, João Marcos foi localizado escondido na casa de um tio-avô. Conforme as investigações, ele atuava como captador de vítimas para o falso investimento, o qual prometia duplicar os valores aplicados.
Esquema enganou milhares com falsas promessas
Inicialmente, a “Pirâmide de Areia” é uma megaoperação da Polícia Civil do Pará que tem como objetivo desmontar um esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimento seguro. Segundo as investigações, o esquema já prejudicou mais de 5 mil pessoas, principalmente em Parauapebas e cidades vizinhas.
Segunda fase da operação em andamento
“Estamos na segunda fase da operação. O grupo iludia os investidores com promessas de lucros altos, mas a realidade foi de prejuízos. As delegacias estão cheias de pessoas registrando ocorrência”, afirmou o delegado responsável pelo caso.
Prisão decretada por crimes financeiros
João Marcos é natural de Parauapebas e teve a prisão decretada pela 2ª Vara Criminal da cidade, conforme processo nº 0804952-28.2025.8.14.0040. Ele vai responder por crimes contra a economia popular, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O mandado é válido até abril de 2045.
Outros envolvidos detidos
Além de João Marcos, outras oito pessoas também tiveram prisão decretada. Dentre os procurados, destaca-se o líder do grupo, Rafael Silva Pereira, que se entregou espontaneamente no fim de semana na 20ª Seccional da Polícia Civil de Parauapebas. Até o momento, as autoridades já prenderam cinco integrantes do esquema e estimam capturar os demais até o final desta semana.
Transferência para o Pará
Atualmente, o acusado está à disposição da Justiça e, conforme determinação judicial, deverá ser recambiado ao Pará nos próximos dias. Posteriormente, ele participará da audiência de custódia para, em seguida, dar prosseguimento às investigações. Dessa forma, todo o processo seguirá os trâmites legais estabelecidos.
Fonte: Pebinha de Açúcar