Current track

Title

Artist

Presidente Lula deve decretar GLO em Belém durante a COP30

Written by on 31 de outubro de 2025

Presidente Lula deve decretar GLO em Belém durante a COP30

Presidente Lula deve decretar GLO em Belém durante a COP30

FOTO: Reprodução

Decreto do Presidente a Pedido do Governador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá entre 6 e 30 de novembro de 2025. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), confirmou à imprensa que fez o pedido ao presidente.

Pedido do governo do Pará

No ofício enviado ao presidente Lula em 17 de setembro, Helder Barbalho informou que fez a solicitação em conjunto com as Forças Armadas e com o aval do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O documento pede que a GLO inclua, além de Belém, a proteção das usinas hidrelétricas de Belo Monte, em Altamira, e Tucuruí, além de subestações de energia, linhas de transmissão e áreas adjacentes.

Logo, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) classificou esses pontos como estruturas críticas de fornecimento de energia, consideradas essenciais para o funcionamento do estado e da Amazônia, segundo o governador.

Presidente Lula deve decretar GLO em Belém durante a COP30

FOTO: Divulgação

Segurança ampliada

Além disso, Helder também solicitou apoio militar em outros locais estratégicos, como a Base Aérea de Belém, o terminal portuário, o hospital da Aeronáutica e rios da região, além das vias próximas aos espaços onde ocorrerão eventos oficiais da COP30, como o Hangar Centro de Convenções.

Sendo assim, em seu pedido, o governador argumentou que a magnitude do evento, que reunirá chefes de Estado e representantes de mais de 100 países, exige um nível máximo de segurança.

“O efetivo e os recursos das forças estaduais não comportam plenamente as exigências de segurança que o evento demanda”, declarou.

O que é a GLO

A Garantia da Lei e da Ordem é um instrumento previsto na Constituição Federal que, por sua vez, permite o uso das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica em situações excepcionais, ou seja, quando as forças de segurança locais estão esgotadas.

Nessas circunstâncias, durante a operação, os militares passam a ter poder de polícia, podendo, assim, realizar patrulhamentos, revistas e prisões.

Histórico de uso

Historicamente, a GLO já foi acionada em grandes eventos no país, como, por exemplo, na Cúpula do G20, em 2024, no Rio de Janeiro, bem como em diversas operações de segurança pública realizadas em capitais brasileiras.

Dessa forma, com a decisão de Lula de aplicá-la em Belém, o governo federal demonstra, mais uma vez, o compromisso de garantir a segurança e, consequentemente, o bom andamento da COP30, que, por sua vez, será o maior evento internacional já sediado na Amazônia.

Fonte: Metrópoles

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist