Identificação da vítima e contexto da tragédia
Um operador de máquinas identificado como Ademar Barbosa Filho, de 46 anos, morreu após um acidente ocorrido na tarde de terça-feira, 2 de dezembro, durante atividades da operação Gelado, em Parauapebas.
A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do 23º Grupamento de Parauapebas e pela empresa SBV Soluções Ambientais, para a qual a vítima trabalhava havia cerca de três meses.
Acionamento do Corpo de Bombeiros e dinâmica inicial da ocorrência
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, tenente-coronel Catuaba, responsável pelo batalhão local, a equipe atendeu ao chamado por volta das 18h, após uma máquina tombar e ficar submersa na área de trabalho. O operador estava dentro da cabine no momento do acidente.
Resgate e dificuldades de acesso ao local
As equipes de resgate se deslocaram ao local logo após concluírem outra ocorrência, envolvendo um elevador. Segundo o comandante, a ação exigiu logística complexa devido à distância, às condições do terreno e à necessidade de embarcação para acessar a área. A equipe de resgate retirou o corpo da vítima próximo das 22h.
Investigações sobre as causas do acidente
Porém, as circunstâncias exatas do acidente ainda estão sob apuração. Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi possível confirmar em quais condições Ademar operava a máquina no momento em que ela virou, mas tudo indica que o operador não conseguiu deixar a cabine.
Manifestação das empresas e apoio à família
Sendo assim, em nota, a SBV Soluções Ambientais informou o falecimento do colaborador e afirmou que presta apoio integral à família de Ademar. Além disso, a Vale, responsável pela operação na região, manifestou pesar e declarou que está oferecendo suporte à empresa contratada, bem como colaborando com a investigação para o esclarecimento dos fatos.
Acidente anterior
Sendo assim, o episódio remete ao acidente registrado em fevereiro de 2024, quando o operador de máquinas de 53 anos, perdeu a vida no mesmo local da operação, após ficar preso em uma área alagada com rejeitos. Agora, a região contabiliza a segunda morte de um trabalhador ocorrida em circunstâncias semelhantes.
Mortes de prestadores de serviço neste ano
Logo, neste ano, dois profissionais vinculados a empresas prestadoras de serviço da Vale morreram em Parauapebas, um na área de Carajás e outro na APA do Gelado. Nesse sentido, o novo caso intensifica as cobranças por rigor no controle de segurança e por ações efetivas que impeçam a repetição de acidentes em cenários já identificados como críticos.

FOTO: Divulgação / SBV Soluções Ambientais / Vale S.A
ㅤ
– Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube