Current track

Title

Artist

Polícia Civil prende ex-líder de facção em nova fase da Operação Ponto Crítico IV em Parauapebas

Written by on 4 de dezembro de 2025

Polícia Civil prende ex-líder de facção em nova fase da Operação Ponto Crítico IV em Parauapebas

Operação mira organizações criminosas e crimes de alto impacto

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4/12), mais uma fase da Operação Ponto Crítico IV, iniciativa voltada ao combate direto a grupos envolvidos em homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e demais delitos classificados como de alto impacto no território paraense. A ação integra mandados de prisão e de busca expedidos pelo Poder Judiciário.

A operação, segundo a instituição, tem caráter contínuo e visa reforçar a presença policial em áreas estratégicas, além de neutralizar o avanço de facções responsáveis pela elevação dos índices de violência.

A Polícia prendeu um ex-líder do Comando Vermelho em Parauapebas

Nesta etapa, equipes da Superintendência Regional de Carajás (16° RISP Carajás), com apoio da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e da 20ª Seccional Urbana, cumpriram o mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém.

O alvo da ordem judicial foi especificamente Matheus Garcia Silva, que foi identificado pelas investigações como ex-líder da facção Comando Vermelho (CV) no município. Conforme as apurações, a investigação agora apura se ele efetivamente integra organização criminosa, segundo o artigo 2º da Lei nº 12.850/2013. Posteriormente, a polícia localizou Matheus em Parauapebas e, de forma direta, o deteve sem registro de resistência.

Procedimentos legais e continuidade das ações

Logo após a prisão, os agentes conduziram o investigado à unidade policial responsável, onde realizaram os trâmites legais de custódia e formalizaram o mandado. Assim também, a Polícia Civil informou que o cronograma da Operação Ponto Crítico IV segue em andamento, com novas diligências previstas.

Compromisso institucional

Em nota, a Polícia Civil do Pará reforçou que a operação, além disso, integra esforços para a redução dos indicadores criminais, garantia da ordem pública e, sobretudo, a proteção da sociedade.

Por fim, a corporação reiterou que permanentemente permanece atuando de forma integrada e sistemática para, consequentemente, desarticular estruturas de organizações criminosas presentes no Estado.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube

Tagged as

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist