Current track

Title

Artist

Julho Amarelo: CTA de Parauapebas realiza Dia D de Conscientização sobre Hepatites Virais

Written by on 18 de julho de 2025

Julho Amarelo: CTA de Parauapebas realiza Dia D de Conscientização sobre Hepatites Virais

Julho Amarelo: CTA de Parauapebas realiza Dia D de Conscientização sobre Hepatites Virais

Foto: Freepik


Julho Amarelo: Ação de Prevenção e Diagnóstico Gratuito

Nesta sexta-feira (17/08), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Parauapebas promoveu o Dia D de conscientização e prevenção às hepatites virais, como parte da campanha nacional Julho Amarelo. A iniciativa ofereceu diversos serviços gratuitos à população, com foco no diagnóstico precoce e na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Testes Rápidos e Acompanhamento Médico

A gerente do CTA, Aline Leal, informou ao repórter Laércio de Castro, da Unidade Móvel do programa Alerta 96, da Rádio Arara Azul FM, que a equipe realizou testes rápidos para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, com entrega imediata dos resultados. Além disso, a ação também incluiu consultas médicas e de enfermagem para os pacientes já atendidos pelo serviço; ainda, houve a distribuição de medicamentos de profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP), que são fundamentais na prevenção ao HIV.

“Queremos que a população aproveite esse momento para fazer seus testes, se prevenir e diminuir os índices de hepatites virais em nosso município. À tarde, também oferecemos vacinação contra hepatite B e outras vacinas do calendário nacional”, destacou Aline.

Doença Silenciosa Requer Atenção

Nesse sentido, a médica infectologista Mara Menegazzo que também participou da programação e reforçou a importância da prevenção.

“O Julho Amarelo é o mês de reforço às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma doença silenciosa e muitas vezes só apresenta sintomas em fases avançadas, como quando evolui para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental”, explicou.

Transmissão e Prevenção

Além disso, a especialista afirmou que, além das relações sexuais sem preservativo, o compartilhamento de objetos cortantes, como lâminas e alicates de unha, transmite comumente a hepatite B. Por isso, a vacinação é a principal forma de prevenção.

Porém, Já a hepatite C, além da transmissão sexual, está ligada principalmente ao contato com sangue contaminado, como ocorria em transfusões antes da adoção de controles rigorosos.

“Hoje, temos um sistema rigoroso de controle do sangue doado, o que reduziu bastante esse tipo de transmissão. Mas ainda é fundamental que todos façam o teste para saber se têm o vírus”, alertou a médica.

Atendimento Contínuo no CTA

Logo, a coordenadora do CTA reforçou que os serviços oferecidos durante o Dia D estão disponíveis durante todo o ano, exceto a vacinação, que é feita nas Unidades Básicas de Saúde.

“Estamos aqui todos os dias para acolher quem precisa de testagem, consultas e acompanhamento com infectologista. A população precisa se conscientizar que prevenir é sempre melhor do que remediar”, concluiu Aline.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Rua P, nº 38, bairro União, Parauapebas.

Reportagem: Laércio de Castro / Redação: Henrique Gonzaga Mercês

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist