COP30: Empreendedora de Parauapebas apresenta startup sustentável e destaca protagonismo amazônico
Written by Henrique Gonzaga on 13 de novembro de 2025
COP30: Empreendedora de Parauapebas apresenta startup sustentável e destaca protagonismo amazônico
Sustentabilidade e inovação marcam a participação da Dinam na COP30
Na quarta-feria (12/11), durante a cobertura especial da Rádio Arara Azul FM na 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Jornalista Kelves Ranieri entrevistou Thainara Vasconcelos, jovem empreendedora de 23 anos, fundadora e diretora executiva da Diamante Negro da Amazônia (Dinam), uma startup criada em 2021, em Parauapebas (PA), voltada à produção sustentável de pimenta-do-reino e ao fortalecimento de práticas agrícolas sustentáveis na região amazônica.
A entrevista foi transmitida diretamente da Green Zone, espaço que reúne estandes e painéis sobre Bioeconomia, biodiversidade e inovação sustentável.
Na ocasião, Thainara apresentou os projetos da Dinam e participou de uma roda de conversa sobre bioindústria na Amazônia, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Sustentabilidade com impacto social
Portanto, em seu depoimento, Thainara destacou o propósito da Dinam em unir impacto socioambiental e geração de renda, apoiando agricultores locais com assistência técnica e capacitação para o uso de técnicas agrícolas sustentáveis.
“O grande desafio hoje é conciliar o impacto com o lucro. Desde a atuação em campo com os produtores até a comercialização dos produtos, buscamos práticas que respeitem o meio ambiente e fortaleçam as famílias agricultoras”, afirmou a empreendedora.
Além disso, segundo Thainara, a Dinam atua em toda a cadeia produtiva da pimenta-do-reino, desde o plantio até a comercialização dos grãos e derivados, garantindo, assim, qualidade, rastreabilidade e valor agregado aos produtos amazônicos.
Parcerias e reconhecimento
Logo, nesse contexto, a Dinam foi um dos 11 mil empreendimentos mapeados pela ABDI e pelo IPAM como exemplos de negócios sustentáveis da Amazônia.
Como resultado desse reconhecimento, a startup apresentou sua experiência na COP30, representando o interior paraense em um palco global de debates climáticos.
“Estamos vindo do interior do estado para representar nosso território. É uma honra imensa estar aqui mostrando que o interior da Amazônia também produz inovação e soluções sustentáveis”, destacou Thainara.
Além disso, a jovem empreendedora também mencionou o apoio de instituições públicas e privadas, como o governo federal, o IPAM e até a mineradora Vale, que, de forma conjunta, têm contribuído significativamente para o fortalecimento da startup e para a expansão de seus programas de apoio técnico aos agricultores.
Do interior para o mundo
Por fim, ao encerrar a entrevista, Thainara deixou uma mensagem de inspiração aos jovens empreendedores da Amazônia, ressaltando que, com determinação e inovação, as soluções podem nascer nos territórios locais e, gradualmente, alcançar o mundo.
“A Dinam é uma solução que nasce no interior do estado e hoje chega a um palco global. Acreditem no potencial de vocês. É possível começar pequeno e alcançar espaços como esse”, afirmou.
ㅤ