Parauapebas foi palco da primeira edição do projeto Vale + Comunidade na Praça realizada neste último fim de semana.
Written by Henrique Gonzaga on 7 de abril de 2025
Nos dias (5/04) e (6/04), Parauapebas sediou a primeira edição do projeto Vale + Comunidade na Praça. Com entrada gratuita, o evento ocorreu das 17h às 21h, no Complexo Turístico da cidade. Nesse período, ofereceu uma programação diversificada, voltada ao lazer, à cultura e a ações sociais, contemplando públicos de todas as idades. Nesse sentido, a proposta central da iniciativa consistiu em valorizar os empreendedores locais, bem como incentivar a expressão artística e cultural da região.
Programação Cultural, Esportiva e Interativa
A agenda do evento contemplou apresentações musicais e de dança, atividades esportivas e ações interativas voltadas especialmente ao público infantil. Além disso, entre os destaques, esteve a possibilidade de interação com a fauna da floresta amazônica por meio de realidade aumentada, bem como a realização de jogos, dinâmicas e brincadeiras.
Ao mesmo tempo, equipes das áreas de Suprimentos e Recursos Humanos das operações da Vale no estado do Pará estiveram presentes, oferecendo informações sobre oportunidades para fornecedores e programas de entrada na empresa.
Parcerias Institucionais e Apoio Cultural
A realização contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio das secretarias de Turismo, Desenvolvimento/Sine e Cultura. Além disso, a organização do evento divulgou o mapa cultural da cidade e informações direcionadas ao trabalhador. Por outro lado, a programação artística incluiu apresentações de diversos estilos de dança, como dança contemporânea, danças urbanas, dança do ventre, jazz e manifestações do folclore local.
Empreendimentos Locais e Economia Criativa
Além das atrações culturais, o evento também proporcionou espaço para a exposição e comercialização de produtos locais. Nesse sentido, destacaram-se itens como produtos de panificação e confeitaria, derivados do mel, pimenta-do-reino, vestuário, biojoias e peças de cerâmica com referências à história regional.
Vale destacar que empreendimentos sociais de Parauapebas, com apoio da Vale, desenvolveram esses produtos. Entre os grupos envolvidos estão Mulheres de Areia (comunidade Onalício Barros), Filhas da Terra (APA do Gelado), Filhas do Mel da Amazônia (Cedere I), além da Confercooper – projeto Costurando Sonhos (vilas Paulo Fonteles e Sanção). Ainda participaram os coletivos Diamante Negro da Amazônia (Dinam), Preciosas da Amazônia e Mulheres de Barro.
Depoimento da Organização
Segundo a gerente Andreia Andrade, a ação reforçou o protagonismo local:
“O Vale + Comunidade na Praça foi uma oportunidade única para evidenciar a força dos nossos empreendedores locais e a riqueza cultural de Parauapebas. Ficamos muito satisfeitos em realizar essa ação com a participação ativa das comunidades”, destacou.
Edições Anteriores e Próximas Etapas
A primeira edição do projeto ocorreu em Marabá, no dia 29 de março. A próxima cidade a receber o projeto será Canaã dos Carajás, no dia (12/04), no Lago da Prefeitura.
Fonte: Zé Dudu