Entrevista com a medalhista olímpica e atual vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, destaca o foco em inclusão social e sustentabilidade na primeira edição da World Trail Races em Serra Pelada
Written by Henrique Gonzaga on 22 de setembro de 2025
Entrevista com a medalhista olímpica e atual vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, destaca o foco em inclusão social e sustentabilidade na primeira edição da World Trail Races em Serra Pelada.
Um marco histórico na Amazônia
No último sábado, dia 20 de setembro, a comunidade de Serra Pelada, em Curionópolis (PA), foi palco de um momento histórico: pela primeira vez na região amazônica, a World Trail Races (WTR) – Circuito Mundial de Corridas em Trilha, realizou uma etapa no coração da antiga vila de garimpo, reunindo 1.200 atletas em um evento gratuito que alia esporte, sustentabilidade e inclusão social.
A iniciativa, patrocinada pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, vai muito além das provas esportivas. A organização planejou o evento em parceria com a comunidade local, em alinhamento com a Jornada Serra Pelada, projeto que a mineradora desenvolve junto com moradores, poder público e parceiros sociais.
Inclusão e solidariedade
As provas contaram com percursos de Caminhada 4 km, Trail Run 6 km e 10 km, além da corrida infantil Kids Race. Nesse contexto, para os moradores de Serra Pelada, a participação foi gratuita. Por outro lado, atletas de Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás puderam se inscrever mediante a entrega de cestas básicas.
Como resultado, cerca de 300 famílias atendidas pela Jornada Serra Pelada foram beneficiadas pelas doações. Além disso, as ações também contemplaram segurança alimentar, incentivo ao turismo de base comunitária, apoio às juventudes e, igualmente, atenção aos idosos.
Valorização da comunidade de Serra Pelada
O evento teve forte participação da população local. A organização contratou e capacitou jovens como assistentes de produção, enquanto artesãs do projeto Mulheres de Barro confeccionaram os troféus da competição. Além disso, a WTR doou mais de 200 materiais esportivos arrecadados em etapas anteriores a projetos comunitários.
A programação também incluiu feira de artesãos e produtores, apresentações culturais, aulas de zumba, massagens gratuitas para atletas e uma Oficina de Compostagem, que deixou como legado a implementação de composteiras na Cooperativa de Agricultura Familiar Mista de Serra Pelada (CAMSP).
Sustentabilidade em destaque
A WTR conquistou em 2024 o título de primeira prova esportiva outdoor do Brasil certificada como Lixo Zero. Em Serra Pelada, a organização geriu todo o resíduo com separação, reciclagem e compostagem, reforçando o compromisso com a preservação ambiental
Um novo ciclo para Serra Pelada
Marcada pelo passado do garimpo, Serra Pelada agora busca consolidar-se como referência em turismo sustentável e esportivo. Nesse sentido, a realização da WTR representa um passo importante nesse processo de transformação social e cultural, pois traz visibilidade nacional e, além disso, gera novas oportunidades para a região.
A presença de Yane Marques
Na sexta-feira (19/09), em entrevista à Rádio Arara Azul FM, no programa Alerta 96, apresentado pelo locutor Elson Brito, a medalhista olímpica e atual vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, destacou, primeiramente, a importância do evento.
Além disso, ressaltou que, natural de Afogados da Ingazeira (PE), construiu ao longo dos anos uma carreira de destaque no pentatlo moderno. Consequentemente, sua trajetória incluiu não apenas a participação em três Jogos Olímpicos, mas também inúmeros pódios internacionais, o que reforça, portanto, sua representatividade no cenário esportivo brasileiro e mundial.
“Eu vivi intensamente o esporte, primeiro como atleta, e hoje entrego a mesma energia como gestora. O esporte é agente transformador de vidas e sonhos. Estar em Serra Pelada é muito especial, porque vejo nesse território uma potência enorme. O COB tem como propósito transformar o Brasil em uma nação esportiva, e eventos como esse mostram que estamos no caminho certo”, destacou Yane, que também confirmou presença no percurso de 6 km.
Logo, segundo a dirigente, a parceria com a Vale é estratégica para ampliar o acesso ao esporte no país:
“Nós temos um material humano incrível no Brasil. Muitos jovens não se tornarão atletas olímpicos, mas todos podem levar para a vida os valores que o esporte ensina: disciplina, respeito, convivência. Esse é o verdadeiro legado.”
Acompanhe a nossa entrevista completa abaixo através do nosso canal no YouTube 🎙👇
ㅤ