Current track

Title

Artist

COP30: Em entrevista, governador do Maranhão apresenta amplo pacote ambiental e defende cooperação entre estados do Norte

Written by on 12 de novembro de 2025

COP30: Em entrevista, governador do Maranhão apresenta amplo pacote ambiental e defende cooperação entre estados do Norte

Carlos Brandão defende união dos estados do Norte em defesa da Amazônia na COP30

Durante cobertura especial da Rádio Arara Azul FM na 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), realizada em Belém (PA), o locutor e apresentador Elson Brito conversou com o governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior (PSB).

Na entrevista, o chefe do Executivo maranhense destacou o papel estratégico da Amazônia e anunciou um amplo pacote de programas ambientais que colocam o estado entre os protagonistas da agenda climática brasileira.

União dos estados amazônicos

Brandão ressaltou que o combate às mudanças climáticas e à degradação ambiental exige uma ação integrada entre os estados da Amazônia Legal.

Segundo ele, a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável das populações locais são metas que só podem ser alcançadas por meio da cooperação.

“A Amazônia não pode ser tratada de forma isolada. É um patrimônio que pertence ao Brasil e ao mundo, e por isso precisa de um esforço conjunto para garantir sua preservação e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento das populações locais”, destacou o governador.

Projetos premiados e captação internacional de recursos

Durante o evento, Brandão apresentou projetos ambientais premiados que vêm sendo implementados no Maranhão nos últimos três anos. Entre as iniciativas citadas estão:

  • Terra para Elas – Programa de organização fundiária e apoio a comunidades quilombolas, aprovado pela ONU.

  • Parga do Campo – Reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o melhor projeto de regularização fundiária do Brasil.

  • Solo Seguro – Um dos 143 projetos aprovados pelo CNJ, voltado à regularização e proteção ambiental de territórios rurais.

Sendo assim, durante a entrevista, o governador também anunciou a captação de R$ 53 bilhões junto ao o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar o programa de regularização fundiária.

Além disso, ele destacou a obtenção de outros recursos internacionais, entre eles 100 milhões de dólares firmados na Semana do Clima de Londres e 45 milhões de euros do governo da Alemanha, destinados especificamente ao combate às queimadas.

“Vamos equipar 40 unidades de bombeiros e construir mais sete. É um esforço permanente para proteger nossas florestas e ampliar o alcance das políticas ambientais”, afirmou Brandão.

“Guardiões da Floresta” e valorização das comunidades locais

Nesse sentido, um dos destaques da participação maranhense na COP30 foi o lançamento do programa de Agentes Ambientais Comunitários, conhecidos como “Guardiões da Floresta”.

Sendo assim, a iniciativa prevê a capacitação e remuneração de 5 mil pessoas que vivem em regiões de floresta, com uma bolsa mensal de R$ 300, para proteger Áreas de Proteção Ambiental (APAs), reservas, nascentes e matas ciliares.

“É uma maneira de manter as pessoas nas suas regiões e, ao mesmo tempo, financiar e orientar para que a gente proteja as florestas. Porque se a gente não financiar, só pedir para proteger, não avança”, explicou o governador.

Agricultura sustentável e inclusão produtiva

Além disso, Brandão destacou também o fortalecimento da agricultura familiar como um dos principais pilares da política ambiental maranhense.

Nesse sentido, o estado está distribuindo 500 patrulhas mecanizadas com tratores, grades e implementos agrícolas para 217 municípios, com o objetivo de substituir a prática da “roça no toco”, que frequentemente provoca queimadas e degrada o solo.

Além disso, o governo fornece títulos de regularização fundiária, sementes selecionadas pelo programa Tempo de Semear e garante a compra da produção por meio dos programas Prorgrama de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (ProCaf) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Portanto, Segundo Brandão, já foram entregues 2.700 kits agrícolas contendo botinas, roçadeiras e motores para irrigação.

“Dessa forma, estamos mantendo as pessoas no campo, ganhando o seu dinheiro e com o conceito ambiental. É um processo de longo prazo, mas que transforma a realidade local”, pontuou.

Expectativas com a COP30

Ao encerrar a entrevista, o governador, por fim, destacou que a COP30 representa um marco histórico para o Brasil e para a Amazônia, reforçando, assim, o papel do país como líder global nas discussões climáticas.

“Esta conferência é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o planeta, mostrando que é possível produzir e preservar. O Maranhão está de portas abertas para o diálogo e para parcerias que fortaleçam a economia verde”, concluiu Brandão.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube

Tagged as

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist