Polícia Militar captura foragido e apreende barra de entorpecente no bairro União, em Parauapebas
Written by Henrique Gonzaga on 11 de dezembro de 2025
Polícia Militar captura foragido e apreende barra de entorpecente no bairro União, em Parauapebas
Ação da policia e prisão do suspeito
A Polícia Militar do 23º Batalhão de Parauapebas prendeu, na tarde de quarta-feira (10/12), um homem identificado como José Ribamar Jansem da Silva, foragido da Justiça, durante uma ação do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) no bairro União. A ocorrência também resultou na apreensão de uma barra de substância análoga à maconha, pesando cerca de 522 gramas.
Denúncia e chegada da guarnição da Polícia ao local
Primeiramente. a equipe da PM, realizava patrulhamento ostensivo na Rua 3 quando recebeu, via Base do 23º BPM, informações de que José Ribamar estaria escondido em sua residência e supostamente comercializando entorpecentes no local.
Tentativa de fuga e cerco policial
Ao chegar ao endereço informado, os policiais visualizaram um homem sobre a laje da casa, com características compatíveis às repassadas na denúncia. O suspeito desceu rapidamente ao notar a aproximação da guarnição, que fez o cerco ao imóvel. Durante a ação, o Cabo da Guarnição observou quando o indivíduo arremessou um objeto por cima do muro, em direção a uma área de mata nos fundos.
Ataque do animal e contenção da situação
Porém, no momento da abordagem, um cachorro da raça pitbull avançou contra o 3º Sargento da equipe. O militar recuou para evitar o ataque, mas, diante da persistência do animal, realizou um disparo direcionado ao solo para cessar o avanço.
Confirmação do mandado e identificação do foragido
Logo, após a contenção da situação, José Ribamar se entregou. Em seguida, após Consultas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) confirmaram um mandado ativo expedido pela 2ª Vara Criminal de Parauapebas, por descumprimento de medida protetiva (Lei 11.340, Art. 24-A), com regime prisional semiaberto.
Apreensão da droga arremessada
Além disso, durante buscas na mata, o Cabo localizou o objeto arremessado, tratando-se de um padrão de energia que continha uma barra de substância semelhante à maconha, pesando aproximadamente 500 gramas.
Condução à Delegacia e procedimentos legais
Sendo assim, diante dos fatos, José Ribamar foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da 20º Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas para os procedimentos legais. Segundo a PM, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento eufórico do detido, a fim de preservar a segurança da equipe e do próprio conduzido.
ㅤ
