Current track

Title

Artist

COP30: Ex-Deputado Estadual Arthur do Val critica custos da conferência e questiona prioridades do governo brasileiro

Written by on 11 de novembro de 2025

COP30: Ex-Deputado Estadual Arthur do Val critica custos da conferência e questiona prioridades do governo brasileiro

Críticas à condução do debate ambiental

Na segunda-feira (10/11), durante a participação ao vivo no programa Alerta 96, da Rádio Arara Azul FM, transmitido diretamente de Belém (PA) onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) o ex-deputado Arthur Moledo do Val, conhecido como Arthur do Val ou “Mamãe Falei”, expressou uma visão crítica sobre a realização do evento e sobre as políticas ambientais conduzidas pelo governo federal.

Segundo o parlamentar, embora reconheça a existência das mudanças climáticas e a responsabilidade humana sobre elas, ele considera que o debate ambiental no Brasil tem sido conduzido de forma ideológica e desconectada das prioridades nacionais.

“Nós somos um país desindustrializado, sem infraestrutura e sem meios de transporte sustentáveis. É importante cuidar do meio ambiente, mas antes o Brasil precisa gerar emprego, investir em educação e melhorar as condições de vida do seu povo”, afirmou o deputado.

Cobranças internacionais e desigualdade nas metas

Arthur do Val também destacou que considera injustas as cobranças feitas por países desenvolvidos em relação às emissões de carbono do Brasil. Para ele, nações que já alcançaram alto nível de desenvolvimento não podem exigir restrições de países que ainda enfrentam desafios sociais e econômicos.

“A China e outros países querem ditar regras sobre emissões, mas eles já se industrializaram e atendem bem suas populações. Se querem que o Brasil siga essas metas, então que nos ajudem a desenvolver nossa indústria e infraestrutura”, pontuou.

Críticas ao governo federal e à condução política da COP30

Ao comentar sobre o fundo climático proposto pelo presidente Lula, Arthur do Val afirmou considerar a ideia positiva, mas demonstrou ceticismo quanto à capacidade do governo de implementá-la com credibilidade internacional.

“O problema é que o governo Lula manda sinais errados. Ele se posicionou mal em conflitos internacionais, como nas guerras da Ucrânia e de Israel, e ainda faz gestos políticos que prejudicam a imagem do Brasil. Assim, fica difícil atrair investimentos sérios”, avaliou.

O parlamentar também mencionou episódios recentes durante a COP30, como o protesto de autoridades brasileiras durante o discurso do presidente francês Emmanuel Macron, classificando a atitude como desnecessária e desorganizada.

Dessa forma, ele afirmou que o Brasil deve agir com responsabilidade para conquistar credibilidade internacional e, além disso, enfatizou que o país precisa demonstrar maturidade política antes de solicitar recursos ao exterior.

Ceticismo e acusações de hipocrisia

Além disso, Arthur do Val reforçou que sua visão sobre o debate climático é cética e realista, argumentando que tanto o atual governo quanto o anterior falharam em construir uma política ambiental consistente.

“Nem o governo Bolsonaro, nem o governo do PT pensam o Brasil de forma sustentável. Falta eficiência e seriedade em ambos os lados”, disse.

Novo partido e atuação política

Por fim, ao encerrar a entrevista, Arthur apresentou Renato Batista, dirigente do recém-criado Partido Missão (número 14), resultado da mobilização do Movimento Brasil Livre (MBL).

Em seguida, Batista explicou que a legenda obteve registro após intensa coleta de assinaturas em todo o país e que o partido pretende lançar Renan Santos como candidato à Presidência da República.

“A Missão vem para disputar todos os cargos possíveis de governos estaduais ao Senado e à Presidência. É um partido que nasce das ruas, com base militante e foco em renovação política”, destacou Renato Batista.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube

Tagged as

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist