Número de Condutores Idosos Cresce no Pará e Detran Destaca Isenção de Taxas na CNH
Written by Henrique Gonzaga on 3 de outubro de 2025
Número de Condutores Idosos Cresce no Pará e Detran Destaca Isenção de Taxas na CNH
Cresce o número de motoristas com 65 anos
A proporção de condutores idosos na frota paraense segue em crescimento. Em 2024, o Estado registrou 87.048 motoristas com 65 anos ou mais habilitados, correspondendo a 8% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas, conforme dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
O aumento reflete o envelhecimento da população brasileira, que se mantém cada vez mais ativa, inclusive no trânsito. A data de 1º de outubro, marcada pelo Dia Nacional do Idoso, celebra os direitos, necessidades e deveres das pessoas mais experientes na sociedade.
Direitos Especiais para Condutores Idosos
De acordo com o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores com 65 anos ou mais possuem direitos específicos relacionados à CNH, tanto para a primeira habilitação quanto para renovação. Entre os benefícios, destaca-se a isenção de taxas na renovação do documento, garantida também pela Lei nº 70/2008.
“O condutor idoso, a partir dos 65 anos de idade, tem a isenção da taxa de renovação da CNH. Até os 70 anos, ele pode ter uma validade de até cinco anos da sua CNH após a renovação. A partir desta idade, a validade cai para três anos”, explica Ana Carolina Sampaio, diretora de habilitação de condutores e registros de veículos do Detran.
A medida tem como objetivo garantir que motoristas mais velhos estejam aptos a dirigir, preservando sua segurança e a de terceiros, considerando possíveis limitações físicas e cognitivas que podem surgir com a idade.
Atendimento Prioritário e Procedimentos
Segundo o Detran, os condutores idosos podem procurar atendimento na sede em Belém ou em qualquer posto ou agência do órgão no Estado sem necessidade de agendamento prévio, recebendo prioridade no atendimento.
Portanto, na renovação da CNH, é exigido, além do exame médico, a coleta de dados biométricos para as categorias A e B. Porém, já para as categorias C, D e E, voltadas à condução remunerada, os condutores devem, ainda, passar por exame psicotécnico e teste toxicológico.
Além disso, a crescente presença de idosos no trânsito paraense reforça a necessidade de políticas e serviços que respeitem e apoiem a autonomia da população idosa, promovendo segurança e inclusão.
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Fonte: Agência Pará
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